A maca é um vegetal crucífero nativo da região andina do Peru. O consumo desse tubérculo deve-se ao seu valor nutritivo e conteúdo fitoquímico. É obtida das raízes de Lepidium meyenii e contém esteroides, alcaloides, flavonoides, glicosídeos, saponinas, taninos e antocianinas, além de vitaminas e minerais.
A maca é utilizada tradicionalmente como afrodisíaco e como suplemento nutricional energético.
Recentemente os atletas estão encontrando na Maca uma alternativa excelente para substituir os anabolizantes. Apresenta numerosas indicações como energético e restaurador físico e psicológico, melhora a memória e a concentração, fortalece o sistema imunológico, reduz os sintomas da TPM e aumenta a espermatogênese.
A maca peruana diminui a absorção de glicose no organismo devido a grande quantidade de fibras em sua composição. Além disso, o seu consumo regular inibe a ação de uma enzima que age no processo de digestão e reduz a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2. Sendo assim, evita que a insulina seja liberada no organismo em grandes quantidades e aumenta o controle do diabetes.
Quem deseja perder peso pode encontrar na maca peruana uma aliada. O alimento fornece fibras e carboidratos complexos, o que contribui para que a pessoa se sinta mais saciada. Com essa redução de apetite, ocorre uma diminuição no consumo dos alimentos durante as refeições. E as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, o que evita inchaços abdominais e desconfortos.
Mulheres que estão entrando na menopausa, período em que a menstruação cessará permanentemente e com muitas alterações hormonais, podem sofrer com sintomas desagradáveis. Isso ocorre porque há um declínio natural do estrogênio nessa fase. Por isso, é comum sentir ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade. "A maca peruana pode aliviar esses sintomas, pois equilibra os níveis hormonais e também interfere no metabolismo ósseo, inibindo a desmineralização --perda de elementos minerais importantes como flúor e cálcio --, diminuindo a fadiga e deixando o corpo mais hidratado", destaca Luisa Wolpe, nutricionista e coordenadora do Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas.
O consumo da maca reduz a ansiedade e sintomas de depressão, particularmente em mulheres na menopausa. Tal situação acontece porque o alimento contém compostos vegetais chamados flavonoides, que causam maior disposição e ânimo. Um estudo do Center for Chronic Disease Prevention and Management (Austrália) avaliou 29 mulheres no período de pós-menopausa e comprovou que a maca peruana melhorou os hormônios e aumentou a disposição dessas pessoas.
O tubérculo pode ser considerado um amigo do coração. Seu consumo regular controla o colesterol ruim (LDL) e aumenta as taxas do bom colesterol, além de diminuir a hipertensão e ter efeito vasodilatador, devido à presença do ômega 3 em sua composição. Alguns estudos demonstram uma melhora no perfil lipídico e uma redução da pressão arterial em pessoas que consomem a maca peruana. Ela inibe a enzima conversora de angiotensina (ECA), além de ser um fitoterápico rico em potássio, nutriente importante para reduzir riscos de hipertensão.
A maca peruana fortalece e dá energia. Além disso, combate à fadiga e melhora a resistência. Isso ocorre porque o alimento aumenta os níveis de antioxidantes importantes no organismo, como a glutationa e o superóxido dismutase. Além disso, a maca peruana é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, magnésio que proporcionam um equilíbrio imunológico no corpo.
Melhora a função cerebral: nativos do Peru já usavam a maca peruana para melhorar o desempenho escolar das crianças. E estudos realizados com cobaias, comprovaram que o consumo do alimento melhora a memória e a capacidade de aprendizagem dos animais.
Farmácia de Manipulação e Homeopatia Arcanjo Miguel, há 38 anos no mercado de manipulação de fórmulas alopáticas e homeopáticas em Juiz de Fora.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade